21/out/2013

Entendendo as influências – Reasoned / Fundamentado

As quatro histórias (correntes temáticas) de Colormix 2014 tem uma grande variedade de inspirações e influências. Hoje vamos explorar todas as principais temáticas por trás de Reasoned (Fundamentado), com o planejamento de Carol Derov e sua equipe.

Reasoned fala sobre o racional, o lógico.
Cinza é o novo preto, e matemática é o novo “sexy”.

Celebramos o impacto do mundo quantificável no design: usando geometria e impressão 3D para criar padrões e formas cujas sombras, espaço negativo e tom sobre tom são tão importantes quanto a própria estrutura.

Primeira influência – Matemática
A matemática se define como “a ciência da estrutura, ordem e relação que evoluiu a partir da contagem, medição e descrição das formas de objetos. A matemática nos leva em várias direções para apoiar uma paleta de cores e estética de design que é tanto simples quanto complexa.

Imagem: Filme “Pi”. Divulgação.

A economia global continua a ter um papel crucial em nossas tendências de cores. O constante foco em números nos mantém conscientes desse impacto que o crescimento, queda, as taxas etc. tem em nossas vidas. Nós vemos isso diariamente impresso em preto e branco, mas existem muitas áreas cinzentas entre elas para se considerar. A direção de cores é impactada pelas camadas, sombras e tons de brancos e cinzas vistos na arquitetura, assim como nos “uniformes” das pessoas do mercado de negócios.

Obra de Alejandro Guijarro, reprodução.

Somos fascinados por estatísticas e equaçoes e o contraste do giz branco contra o quadro negro. O artista Alejandro Guijarro trabalha em uma série de obras que buscam capturar a matemática em movimento. Seu trabalho lembra quadros negros decorados com linhas, equações e formas que criam mapas de terrenos matemáticos.

Segunda Influência – A Mão do Artista
Nos afastamos do computador e focamos na mão artística.

A máquina de escrever nos coloca na linha entre o manual e o mecânico. A pena e a tinta nos levam ao básico da beleza da caligrafia, assim como o papel e o lápis, com seus tons característicos.

Terceira Influência – Moda
O mundo da moda também faz uma declaração forte. Ainda que seja apresentada como uma influência, a moda também é drasticamente influenciada pela matemática.

Estrutura e forma, pregas e dobras, contornos, polígonos, linhas e gráficos, assim como nós e elementos cortados a laser.

Quarta Influência – Sensibilidade Escandinava
Continuamos a ser atraídos pelo estilo “menos é mais” do design escandinavo. Pode ser minimalista e moderno, ou artesanal e clássico.

O termo sueco “Lagom” significa “nem muito, nem pouco, a quantidade exata”. Ele carrega a conotação de precisão mas não necessariamente perfeição, e parece a palavra perfeita para descrever o equilíbrio entre branco e preto e todos os cinzas que caem entre eles nesta paleta.

Quinta Influência – Impressão 3D
O mundo da impressão 3D continua a impressionar – essa tecnologia tem possibilidades infinitas, do belo ao prático, e continuará aumentando nosso interesse em espaço positivo e negativo.

Estas influências foram a base para a escolha da paleta de Reasoned. E você, conseguiu se inspirar?

Share on FacebookTweet about this on TwitterPin on PinterestShare on Google+

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Novos Rumos

Emotional

SW 6621