05/nov/2012

Beleza Americana

Especialista em tendências, a norte-americana Carol Derov é Gerente de Serviços de Marketing de Cores da Sherwin-Williams Company nos EUA. Ela também dirige o Color Marketing Group e faz parte do Color Assiociation of the United States, o CAUS. Visionária e completamente plugada às principais tendências mundiais, Carol bateu um papo com KAZA e fala sobre a nova paleta que marca a coleção da grife.

Nesta nova década parece que finalmente estamos abandonando a frieza do minimalismo radical para criar ambientes mais humanizados. Falando sobre os novos hábitos de consumo, você acha que as pessoas perderam o medo das cores?

Acredito que há uma mistura no design onde vários estilos coexistem, desde os mais cleans, contemporâneos e simples, a coleções ecléticas e retrôs. A moda é um bom indicador, como hoje se vê um vasto espectro de roupas com ousadias que incluem até brocados de joias. Com esta nova atitude de experimentar, vemos cada vez mais as pessoas terem mais chances com a mistura de cores, padrões e tonalidades.

Como você acha que as cores podem influenciar positivamente na vida das pessoas em casa?

Todas as cores têm sensações associadas. A psicologia da cor explica isso. Os tons têm significados diferentes em diferentes países, o que torna difícil identificar paletas específicas como tendo um efeito positivo sobre as vidas pessoais dos consumidores e suas casas. No entanto, é possível escolher as tonalidades que são apropriadas para espaços específicos, tais como a utilização de um azul calmante no quarto, que pode contribuir para uma sensação de paz e tranquilidade.

No trabalho. Dentro dessas novas tendências, há algum tom mais estimulante que aumente a criatividade e a disposição?

No local de trabalho ou no escritório podemos pintar paredes específicas para incentivar a criatividade. Por exemplo, usando tons mais leves com cores mais neutras nas paredes principais, deixando uma parede laranja, você pode fornecer um ambiente que estimula o pensamento criativo entre os funcionários. Laranja combina a energia do vermelho com a felicidade do amarelo. A cor é associada com sucesso e incentivo. A tonalidade também ajuda a aumentar a oferta de oxigênio para o cérebro, o que pode explicar estes efeitos positivos. Laranja pode ser especificada em muitos tons de diferentes matizes-saturados, um “pop” mais impactante com pinceladas mais suaves e menos contrastantes.

Falando sobre tendências mundiais, qual é a cor ideal para 2013?

Nós não temos uma cor específica para 2013. Trabalhamos com quatro categorias diferentes e cada uma delas tem 10 cores de tendência. Para escolher uma cor tendência você deve considerar a cultura, a economia, o modo de viver, o que varia de país para país. Por isso, preferimos trabalhar com uma paleta um pouco mais democrática e abrangente.

Qual é a cor mais perigosa de todas? Existe algum tom proibido?

Vermelho. As associações com vermelho são cautela, fogo, paixão, etc. Claro, mais uma vez, você deve considerar o país e seu significado específico. Não diria que este seria um tom proibido, mas deve ser usado com cuidado.

Este mês, durante a última temporada internacional de moda, desfiles de grifes como Chanel e Marc Jacobs revelaram misturas de padrões e texturas, com efeitos geométricos e ópticos, bastante impactantes. Invariavelmente, essas misturas sempre acabam influenciando a decoração. Você apontaria algum mix de cores ou padrões específicos para a casa a partir do que anda observando por aí?

Moda é o primeiro indicador de tendências de cores e design em muitos aspectos. Ela tem grande influência sobre bens de consumo de todas as cores, mas eu não me ariscaria em dizer que os padrões vistos na passarela refletem diretamente nas pinturas da casa. Seguindo uma lógica, eu diria que a utilização de texturas em substratos, já vista em muitos países, é a grande tendência. Você também pode experimentar o color blocking, usando várias cores em grandes formas geométricas ou paredes imitando a liderança das tendências de moda.

 

Conteúdo integral: revista KAZA – Especial Color

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