19/dez/2014

Ambientes Monocromáticos – Encanto em uma só cor

Monocromático (do grego mónos, único + cromático) – De uma só cor.

Tal definição pode soar estranha e transmitir a ideia de “limitação” aos menos avisados, afinal, é natural acharmos que um ambiente precisa de diversas cores em contraste para que o espaço ganhe vida e não se torne cansativo. Porém, os especialistas em decoração nos mostram exatamente o contrário. Um ambiente monocromático pode sim ser um espaço sóbrio, relaxante e alegre ao mesmo tempo, sem se tornar cansativo aos nossos olhos.

É muito natural ligarmos o conceito de ʻambiente monocromáticoʼ a algo monótono… mas ao pensarmos na infinidade de variações de tonalidades que cada cor nos oferece, abrimos espaço para um novo universo de oportunidades em relação a decoração, e o que antes era visto como limitado ou monótono, acaba virando sinônimo de estilo e elegância.

Uma dica importante na decoração monocromática é que se trabalhe muito bem com o degradê e a sobreposição de tons. Ao se aplicar estas duas técnicas com sutileza, já temos meio caminho andado para a criação de um ambiente monocromático sofisticado e de bom gosto.

A seguir, algumas imagens que ilustram melhor a aplicação do monocromatismo em ambientes diversos:

3

2

1

Share on FacebookTweet about this on TwitterPin on PinterestShare on Google+

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Novos Rumos

Dahlia

SW 6816